segunda-feira, 18 de junho de 2012

[CINE-ANALISE] Prometheus promete e não cumpre.


  Ola galera do GeekGaragem, acabei de voltar do Cinema, após assistir o aguardado Prometheus e posso dizer que o filme é uma decepção para qualquer fã da serie Aliens e para os fãs de Ficção científica.

  Irei falar sobre o filme, mas de forma a não dar spoilers, por isso não se preocupe, pois não descreverei cenas aqui, o que impede uma analise mais profunda, mas que ainda assim possibilita uma base para reflexão.

  O filme praticamente é um filme clichê de exploração espacial, no qual uma equipe de cientista parte para um planeta desconhecido, algo visto em dezenas de filmes, o que não pode ser considerado algo tão negativo, já que logo nos trailers você percebe que essa é a premissa do filme, no entanto, ele executa isso de uma forma mal planejada. Para quem assistiu o primeiro Alien 8° passageiro, pode desde já perder as expectativas de ver muito mais sobre o planeta, o filme não explora isso, o que poderia ser uma das grandes cartadas do filme. Vemos mais do interior da nave apresentada no primeiro Aliens e ficamos por isso.
   Depois acompanhamos uma serie de cenas clichês, daquelas já bastante exploradas, tanto na franquia Aliens quanto em outros filmes de terror e ficção científica, como a cena do vislumbre, a da insubordinação, a da burrice extrema dentre outras.

   No filme inteiro praticamente teve apenas uma cena interessante que é a cena de um parto, quem assistir vera.

  No entanto, os maiores erros cometidos pelo filme são os que ele deveria ter tomado o maior cuidado em não cometer. Qualquer um assistiu a franquia Aliens, esperava que em Prometheus encontrássemos principalmente RESPOSTAS, para que perguntas? Podemos citar como exemplo: O que são e de onde vêm os Space Jockey (piloto da nave onde estavam os Xenomorphs)? O que são os Aliens? Qual sua aparência primaria, antes de ocupar o corpo de Space Jockey dentre outras como, quem criou a vida na terra e qual seu objetivo. É algumas dessas até são respondidas, mas de uma forma muito superficial e mal explicada.




     Outro grande erro encontrado nos filmes são as chamadas gafes de idéia. Gafes de idéias são aquelas ideais mostradas nos filmes onde você telespectador (principalmente os fãs de ficção científica) assistem a cena e pensão na hora: “Não tem como isso acontecer e fisicamente impossível” ou “Uma pessoa nessa situação não faria isso.”.  E em Prometheus somos expostos a uma porção delas.  E quando se trata de ficção cientifica, não sei vocês, mas eu me sinto ofendido ao ter minha inteligência insultada ao tentarem mostrar situações que você simplesmente não consegue encontrar uma explicação plausível ou aceitavel.

     Por fim, e nesse caso não estou deixando o melhor para o final, mas sim o pior, somos apresentados a um filme de ficção científica sobre alienígenas onde praticamente não vemos nenhum alienígena, isso mesmo, durante a maior parte do filme vemos apenas humanos, não que os demais filmes mostrem os alienígenas na maior parte do tempo (MIB até que mostra), mas em Prometheus esse tempo é realmente curto e deixa muito ao ponde de gerar frustração.

    Dentre os grandes Blockbusters previstos para esse ano, por enquanto Os Vingadores segue tranqüilo e com folga no trono de melhor filme do ano, contudo ainda temos mais alguns filmes de peso para assistir em 2012, como O Espetacular Homem-Aranha, Batman Dark Knight Rises e por fim o que mais pode ameaçar o atual rei, O Hobbit. Agora só resta esperar os próximos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário